Minha foto
Nascida em São Paulo, em 20 de janeiro de 1931, cursou Direito, Filosofia e Dramaturgia. Escreveu e produziu trabalhos para teatro e televisão, entre os quais Vila Sésamo, Malu Mulher e Joana. Publicou livros de poesia, prosa, teatro e ensaios. Foi professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Escola de Arte Dramática (EAD) da Universidade de São Paulo, além de ministrar cursos de dramaturgia no Brasil e no exterior. Desde 1988 faz parte do corpo docente da Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños, em Cuba. Coordenou e participou da Anthologie de la poésie brésilienne, publicada em Paris, em 1998, e que reuniu quatro séculos de literatura brasileira. No mesmo ano, integrou o júri do Prêmio "Casa de las Américas", em Cuba. Vive em São Paulo e às vezes em Atibaia.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Esta Canção

"Aquilo que é, já foi; e aquilo que há de ser já foi; Deus fará vir outra vez o que já se passou." (Eclesiastes, 3:15)

Esta canção tateia a tarde clara
buscando a minha voz que é sua fonte.
Assim voltam os pássaros ao campo,
assim volta o horizonte ao horizonte.
Sou doido que canta para si,
cônscio de não saber nem do que inventa;
recriando o criado, ele sorri,
ciente de que não faz nem acrescenta.
Tudo já foi, apenas se repete;
este lugar de amor será pregresso
quando for dor a dor que se promete.
Chegou-me agora o que já foi futuro;
assim Deus me prepara o teu regresso
como se planta um poema manuscrito.

2 comentários:

  1. Esta foi, de todas, a que mais gostei... já tentei dizer isso e não consegui postar o comentário: apesar da existência ser um eterno vir-a-ser,(e isto é um lugar comum), suas belas palavras levam a, criativamente, refletir sobre isso.

    ResponderExcluir
  2. Já conheço bastante coisa da obra de Renata Pallottini.A gente se enamora fácil de suas coisas. A escrita é precisa, nada sobra ou falta, e as mensagens são amplas,de janelas abertas a qualquer um. Precisamos fazer com que mais pessoas conheçam Renata, que até no nome é exata. Gosto imensamente da parte de sua obra que conheço, principiando pelos primeiros livros, de 1962, parece. josé roberto de oliveira/bh

    ResponderExcluir